A fibra do coco é obtida a partir da casca do fruto colhido verde ou maduro. O fruto inteiro está envolto numa casca externa que no começo é verde e depois fica marrom. Sob a casca encontra-se a camada de fibras com 3 a 5 cm de espessura. A casca do coco sempre é extraída com propósito de originar algum tipo de derivado do coco, tais como; água, leite e óleo de coco. Estas cascas residuais são então destinadas ao processamento para usos diversos.
Quando as fibras são submetidas a um processamento semelhante à espadelagem do linho, obtêm-se os seguintes grupos de fibras: fibras longas para a indústria de escovas, chamada “bristles”, e fibras curtas usada como material de enchimento e para almofadas, cujo nome é “matress”. As fibras curtas que são eliminadas durante este processamento têm o nome de “combings”.
Propriedades especiais: a elasticidade é muito grande, maior que nas outras fibras vegetais. A capacidade de resistir à umidade e às condições climáticas é igualmente muito grande, podendo-se dizer o mesmo em relação à água do mar. A resistência ao desgaste é enorme.
Uso das fibras de coco
Manufatura de colchões para salto, por possuir grande elasticidade;
Tapetes, capachos, pois têm alta durabilidade, maior retenção da sujeira, além de fungicida natural;
Cordame especial para navios, pois é resistente à água do mar;
Escovas, vassouras;
Todo material de enchimento ou almofadas;
Fabricação de madeira prensada utilizada na construção de casas;
Fabricação de mantas de fibra de coco para reflorestamento, facilita o início do processo de sucessão ecológica e projetos de recuperação ambiental, recuperação de mata ciliar, reflorestamento em áreas erodidas, degradadas e inclusive em locais de difícil acesso como pedreiras íngremes.
Embalagens ecologicamente corretas para flores, as mantas também são utilizadas para embalar buques, ramalhetes e flores em vaso;
Amplamente utilizado na área de jardinagem e decoração;
Substrato para mudas em viveiros;
Fabricação de vasos usado na jardinagem e como substrato no plantio de orquídeas, substituindo completamente o xaxim, cuja extração é proibida no Brasil.
Fonte: Wikipedia